A inserção das tecnologias foi e sempre será sinônimo
de mudança na língua, no letramento, na educação e na sociedade. Elas representam
avanço, mudança, renovação, acesso, facilitação. Vivemos um período de grandes transformações
impactadas pelos avanços tecnológicos. Isso tem acarretado mudanças significativas
em todos os âmbitos da sociedade, inclusive na educação. Os avanços
tecnológicos têm afetado diretamente a nossa forma de pensar e agir, ensinar e
aprender, causando, assim, mudanças nos nossos hábitos e costumes.
Para se alcançar êxito no processo educativo, faz-se
necessário adequar o ensino às novas tendências educativas e a inclusão dos
recursos tecnológicos na educação. As tecnologias são ferramentas importantes e
com um potencial significativo para acelerar o desenvolvimento de qualquer
segmento dentro da sociedade, muito útil em outras instâncias sociais, porém pouco
valorizada no meio educativo. No entanto não se percebe um avanço plausível no processo
ensino aprendizagem a partir da implantação das tecnologias na escola. O que
não ocorre em outros segmentos sociais. Isso se dar devido ao descompasso da
disseminação da tecnologia nos espaços sociais.
As tecnologias têm contribuído muito para as mudanças
de hábitos e aquisição de conhecimentos, as pessoas estão aprendendo a conviver
com elas, percebendo aspectos que a difere das ouras formas tradicionais de letramento.
Aqui entra em choque a cultura gráfica, centrada na escrita, com uma nova forma
de comunicação e interação social. Todavia percebe-se que não se trata da
exclusão de uma em detrimento da outra, mas de uma remodelação de práticas
sociais, com novos modelos de leitura e escrita. Os jovens estão em constante contato,
fora da escola, com novas práticas de letramento que estimulam a curiosidade e
amplia o nível de conhecimento aluno, por isso a escola não pode se restringir apenas
ao uso do livro impresso que no passado era muito valorizado pela escola
tradicional.
Atualmente não se pode negar que as tecnologias
estão modificando as práticas pedagógicas, principalmente na área da Linguística,
exigindo das pessoas novas habilidades e estratégias, novos letramentos para
pode poder explorar o potencial que as tecnologias podem nos oferecer para
melhorar a nossa competência sociocomunicativa.
A busca pela mudança na
forma de ensinar e aprender tem motivado educadores, órgãos do governo,
instituições educativas a incluir as tecnologias na educação de forma
significativa e produtiva, visando melhorar a qualidade do ensino acessibilidade
ao ensino. As possibilidades que a tecnologia nos traz são inúmeras e, por isso
mesmo, é preciso vislumbrar opções de como utilizar tais recursos de forma que
possamos atingir os objetivos pretendidos no processo ensino-aprendizagem.
São os muitos recursos
tecnológicos que estão disponíveis e que podem e devem ser incorporados as
atividades de sala de aula. Apresentar novas formas de ensinar pressupõe
orientar nossos alunos sobre as novas formas de aprender, enfatizando como a
mídia pode ser utilizada para facilitar a construção do conhecimento e significados
por parte do aluno. O uso de recursos audiovisuais pode tornar a aula mais
agradável ou facilitar a transmissão de um volume maior de informação, além de
integrá-la a realidade social do aluno.
Os letramentos que os
alunos precisam adquirir estão agrupados em 4 pontos: linguagem, informação,
conexões (re)desenho.
Na linguagem: letramento impresso, SMS, letramento em hipertexto, letramento
em multimídia, jogos, letramentos móveis e letramentos em codificação.
Na informação: Letramento classificatório, letramento em pesquisa,
letramento critico em informação, letramento em filtragem.
Nas conexões: letramento
pessoal, letramento e rede, letramento participativo, letramento intercultural.
No (re)desenho: letramento
remix.
A missão do professor de Língua Portuguesa é ajudar
o aluno a desenvolver habilidades e estratégias para lidar com as ferramentas
digitais explorando ao máximo suas potencialidades em seu próprio benefício. Assim
estaremos promovendo o letramento digital em sala de aula.
As mídias digitais não
são a base para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, mas um
instrumento de mediação que auxilia na construção do saber.
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