terça-feira, 2 de maio de 2017

UM QUADRO DOS LETRAMENTOS DIGITAIS NA ÁREA DA LINGUAGEM: SÍNTESE DOS ESTUDOS DE DUDENEY, HOCKLY E PEGRUM[1]

A inserção das tecnologias foi e sempre será sinônimo de mudança na língua, no letramento, na educação e na sociedade. Elas representam avanço, mudança, renovação, acesso, facilitação. Vivemos um período de grandes transformações impactadas pelos avanços tecnológicos. Isso tem acarretado mudanças significativas em todos os âmbitos da sociedade, inclusive na educação. Os avanços tecnológicos têm afetado diretamente a nossa forma de pensar e agir, ensinar e aprender, causando, assim, mudanças nos nossos hábitos e costumes.
Para se alcançar êxito no processo educativo, faz-se necessário adequar o ensino às novas tendências educativas e a inclusão dos recursos tecnológicos na educação. As tecnologias são ferramentas importantes e com um potencial significativo para acelerar o desenvolvimento de qualquer segmento dentro da sociedade, muito útil em outras instâncias sociais, porém pouco valorizada no meio educativo. No entanto não se percebe um avanço plausível no processo ensino aprendizagem a partir da implantação das tecnologias na escola. O que não ocorre em outros segmentos sociais. Isso se dar devido ao descompasso da disseminação da tecnologia nos espaços sociais.
As tecnologias têm contribuído muito para as mudanças de hábitos e aquisição de conhecimentos, as pessoas estão aprendendo a conviver com elas, percebendo aspectos que a difere das ouras formas tradicionais de letramento. Aqui entra em choque a cultura gráfica, centrada na escrita, com uma nova forma de comunicação e interação social. Todavia percebe-se que não se trata da exclusão de uma em detrimento da outra, mas de uma remodelação de práticas sociais, com novos modelos de leitura e escrita. Os jovens estão em constante contato, fora da escola, com novas práticas de letramento que estimulam a curiosidade e amplia o nível de conhecimento aluno, por isso a escola não pode se restringir apenas ao uso do livro impresso que no passado era muito valorizado pela escola tradicional.
Atualmente não se pode negar que as tecnologias estão modificando as práticas pedagógicas, principalmente na área da Linguística, exigindo das pessoas novas habilidades e estratégias, novos letramentos para pode poder explorar o potencial que as tecnologias podem nos oferecer para melhorar a nossa competência sociocomunicativa.
A busca pela mudança na forma de ensinar e aprender tem motivado educadores, órgãos do governo, instituições educativas a incluir as tecnologias na educação de forma significativa e produtiva, visando melhorar a qualidade do ensino acessibilidade ao ensino. As possibilidades que a tecnologia nos traz são inúmeras e, por isso mesmo, é preciso vislumbrar opções de como utilizar tais recursos de forma que possamos atingir os objetivos pretendidos no processo ensino-aprendizagem.
São os muitos recursos tecnológicos que estão disponíveis e que podem e devem ser incorporados as atividades de sala de aula. Apresentar novas formas de ensinar pressupõe orientar nossos alunos sobre as novas formas de aprender, enfatizando como a mídia pode ser utilizada para facilitar a construção do conhecimento e significados por parte do aluno. O uso de recursos audiovisuais pode tornar a aula mais agradável ou facilitar a transmissão de um volume maior de informação, além de integrá-la a realidade social do aluno.
Os letramentos que os alunos precisam adquirir estão agrupados em 4 pontos: linguagem, informação, conexões  (re)desenho.
Na linguagem: letramento impresso, SMS, letramento em hipertexto, letramento em multimídia, jogos, letramentos móveis e letramentos em codificação.
Na informação: Letramento classificatório, letramento em pesquisa, letramento critico em informação, letramento em filtragem.
Nas conexões: letramento pessoal, letramento e rede, letramento participativo, letramento intercultural.
No (re)desenho: letramento remix.
 A missão do professor de Língua Portuguesa é ajudar o aluno a desenvolver habilidades e estratégias para lidar com as ferramentas digitais explorando ao máximo suas potencialidades em seu próprio benefício. Assim estaremos promovendo o letramento digital em sala de aula.

As mídias digitais não são a base para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem, mas um instrumento de mediação que auxilia na construção do saber. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário