quarta-feira, 3 de maio de 2017

Resenha Crítica - LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO Antonio Carlos dos Santos Xavier (UFPE)


Com o aparecimento das novas tecnologias de comunicação e informação a sociedade têm mudado sua prática cotidiana em todas as suas dimensões. As TIC’s estão presentes em todos os âmbitos sociais, inclusive na educação, modificando o processo ensino/aprendizagem fazendo com que os indivíduos optem por novas formas de pensar e agir. Essas transformações que estão ocorrendo no meio educativo tem incentivado estudiosos da área a pesquisarem sobre as consequência dessas novas práticas e uso da linguagem na sociedade.
 A grande disseminação das novas ferramentas tecnológicas no meio social vem exigindo de cada indivíduo peculiaridades específicas no âmbito da leitura e da escrita alfabética e digital. É por esse motivo que atualmente se fala em uma nova modalidade de letramento: letramento digital. As novas tendências que permeiam esse novo milênio requerem do cidadão domínio de informações/conhecimentos e capacitação para lidar com as máquinas eletrônicas e a mídias digitais. Eis aí o grande desafio do profissional de linguagem: levar a aluno a aquisição do letramento digital, principalmente aos que não em aceso a essas ferramentas.
Durante muito tempo a escrita a leitura alfabética foram as prioridades da escola. Esse tipo de letramento era indispensável para que quisesse viver bem no meio social, porém esse mesmo sujeito considerado alfabetizado e letrado ainda não se apropriou verdadeiramente das habilidades de leitura e escrita, pois ler com dificuldade e de forma superficial, escreve textos considerados simples com pouca frequência, ou não escreve. Tanto os meios de comunicação e informação tradicionais como os modernos têm contribuído para consolidar a cultura da escrita nesse modelo discutido acima. Esse letrado ainda não experimentou os benefícios das práticas socioculturais para entender e escrever textos mais sofisticados, elaborar relatórios, argumentar e realizar descrições com sutileza.
De acordo com David Barton (1998) letramento é uma prática cultural, sócio e historicamente estabelecido, que dar empoderamento ao indivíduo para apropriar-se das suas vantagens para poder participar ativamente das decisões do meio onde está inserido, buscando a transformar da sua realidade social.
Sujeito letrado é aquele que tem a capacidade de ver além do código, relacionar informações fora do texto e vinculá-las a sua realidade histórica, social e política. Esse sujeito pode perfeitamente dominar as habilidades leitura e escrita, porém ser um “analfabeto e iletrado digital”. O letrado digital realiza práticas de leitura deferente das formas tradicionais do letramento alfabético.

Hoje crianças e adolescentes estão se auto letrando pela internet, isso pressupõe um novo jeito de aprender, pois é mais dinâmica, participativa, descentralizadora, mais autônoma, pautada nas necessidades interesses dos que usam com frequência as tecnologias de comunicação e informação digitais. 

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