Com
o aparecimento das novas tecnologias de comunicação e informação a sociedade têm
mudado sua prática cotidiana em todas as suas dimensões. As TIC’s estão
presentes em todos os âmbitos sociais, inclusive na educação, modificando o
processo ensino/aprendizagem fazendo com que os indivíduos optem por novas
formas de pensar e agir. Essas transformações que estão ocorrendo no meio
educativo tem incentivado estudiosos da área a pesquisarem sobre as
consequência dessas novas práticas e uso da linguagem na sociedade.
A grande disseminação das novas ferramentas
tecnológicas no meio social vem exigindo
de cada indivíduo peculiaridades específicas no âmbito da leitura e da
escrita alfabética e digital. É por esse motivo que atualmente se fala em uma
nova modalidade de letramento: letramento
digital. As novas tendências que permeiam esse novo milênio requerem do
cidadão domínio de informações/conhecimentos e capacitação para lidar com as
máquinas eletrônicas e a mídias digitais. Eis aí o grande desafio do
profissional de linguagem: levar a aluno a aquisição do letramento digital,
principalmente aos que não em aceso a essas ferramentas.
Durante
muito tempo a escrita a leitura alfabética foram as prioridades da escola. Esse
tipo de letramento era indispensável para que quisesse viver bem no meio
social, porém esse mesmo sujeito considerado alfabetizado e letrado ainda não
se apropriou verdadeiramente das habilidades de leitura e escrita, pois ler com
dificuldade e de forma superficial, escreve textos considerados simples com
pouca frequência, ou não escreve. Tanto os meios de comunicação e informação
tradicionais como os modernos têm contribuído para consolidar a cultura da
escrita nesse modelo discutido acima. Esse letrado ainda não experimentou os
benefícios das práticas socioculturais para entender e escrever textos mais
sofisticados, elaborar relatórios, argumentar e realizar descrições com
sutileza.
De
acordo com David Barton (1998) letramento é uma prática cultural, sócio e
historicamente estabelecido, que dar empoderamento ao indivíduo para
apropriar-se das suas vantagens para poder participar ativamente das decisões do
meio onde está inserido, buscando a transformar da sua realidade social.
Sujeito
letrado é aquele que tem a capacidade de ver além do código, relacionar
informações fora do texto e vinculá-las a sua realidade histórica, social e
política. Esse sujeito pode perfeitamente dominar as habilidades leitura e
escrita, porém ser um “analfabeto e iletrado digital”. O letrado digital realiza
práticas de leitura deferente das formas tradicionais do letramento alfabético.
Hoje
crianças e adolescentes estão se auto letrando pela internet, isso pressupõe um novo jeito de aprender, pois é mais dinâmica, participativa, descentralizadora,
mais autônoma, pautada nas necessidades interesses dos que usam com frequência
as tecnologias de comunicação e informação digitais.
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